M - O - T - O - R

Orlando Franco

M - O - T - O - R, 2008
Instalação vídeo, cor/som, 13 min e loop; dimensões variadas
2 impressões (base de motor de 1 ton.) sobre papel;
2 desenhos sobre papel





video stills

Sinopse
Um empilhador industrial levanta e desce um motor de 1 tonelada. Este movimento repete-se em 3 sequências, com velocidades distintas, perante o enquadramento fixo da câmara.
No confronto com a vídeo projecção o espectador experimenta novas sensações de escala na relação entre corpo e a projecção. O olhar é condicionado pelos movimentos lentos e mecânicos. As cintas que prendem o motor aos garfos do empilhador encontram-se no centro de toda a vibração da imagem. Estas concentram no mesmo plano, a tensão absoluta seguida de uma libertação controlada e comedida.
Os desenhos preparatórios do vídeo surgem como extensão imediata do pensamento e da ideia. Interessa-me o confronto entre estes esboços preparatórios e um certo desfazamento com o resultado final.
O projecto inclui 2 impressões da base do motor sobre papel. O resultado é 1 tonelada impressa em papel.

Biografia
Orlando Franco. Santarém, 1977
Vive e trabalha em Lisboa

Formação Académica
2001 Licenciado em Artes Plásticas pela ESAD-Caldas da Raínha; Bolseiro Sócrates / Erasmus na Faculdade Belas Artes de Salamanca 2002 Pós-graduação em Teorias da Arte na FBAUL 2003 Frequentou Projecto Individual no Ar.Co.

Exposições Colectivas
2008 Enganar a Fome - Espaço Avenida, Lisboa; Na Margem do Visível - Sala do Veado, MNHN, Lisboa 2007 Passagen(s) Filipe Frazão | Orlando Franco - Túnel da Fundação, Museu Bernardo - C. Raínha; Museu Bernardo (Inauguração) - Caldas da Raínha; Debaixo do Tapete - plataforma revólver, Lisboa; Iniciativa X - Arte Contempo, Lisboa 2005 V Prémio de Escultura City Desk, Centro Cultural de Cascais; IX Salão de Outono - ( 1º Prémio) Centro Cultural Regional de Santarém, Fórum Actor Mário Viegas, Santarém; Bartolomeu 5 - Ana Romana/Daniel Gustav Cramer, Susana Anágua, Orlando Franco, Lisboa 2004 Anteciparte2004, Estufa-Fria, Lisboa 2001 Exposição de finalistas - E.S.T.G.A.D. Caldas da Rainha; Os sapatos morrem e os cordéis ficam - Centro de Arte de S. João da Madeira 2000 Caldas Late Nigth – Intervenção nocturna, Caldas da Rainha 2000 Voyage - Projecto de vídeo colectivo (Caldas da Raínha, Lisboa, Porto, Salamanca, Barcelona, Amesterdão e Bruxelas) 1999 Pré-aviso II - Galeria da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto