THE EQUESTRIAN PROJECT, REDUX | BILLBOARD CITY #2


Nova Iorque, 1 de Janeiro de 2008

Para: Dr. António Costa
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Caro Dr. António Costa,
Inicío esta missiva felicitando-o pela sua recente eleição. Desejo-lhe o maior sucesso nas metas a alcançar, expostas ao publico em geral no decorrer da sua campanha. Escrevo na esperança de conquistar a sua cooperação num projecto que só os poderes abrangidos pelo seu título poderão ajudar a concretizar.
O meu nome é Susana Gaudêncio, sou artista plástica, natural de Lisboa, a viver e a trabalhar em Nova Iorque.
Gostaria que a Câmara Municipal de Lisboa considerasse a possibilidade de concessão de empréstimo da estátua equestre de D. José I no Terreiro do Paço. O monumento foi erigido em 1776, na sequência da renovação urbana liderada pelo Marquês de Pombal, após o trágico terramoto ocorrido em Lisboa no ano de 1755.
Necessitaria que disponibilizasse a estátua pelo período de um mês, o tempo necessário para que um cavalo, a trote, alcance o deserto mais próximo.
Estando ciente da alta estima com que considera o apoio às artes, espero que possa reflectir, com empenho, sobre o pedido acima descrito e assim investir nas sinceras motivações criativas de uma jovem artista.

Atenciosamente,
Susana Gaudencio

The Equestrian Project, Redux, 2008
Vídeo animação transcrita para dvd
4m 20s


Billboard City #2, 2008
Madeira, tinta acrílica sobre impressão fotográfica
41x41x12cm


Sinopse
"The Equestrian Project" manifesta a minha motivação em tornar reais ocorrências improváveis ou impossíveis, através da descontextualização de símbolos culturais e políticos estabelecidos e comportamentos sociais normativos. O projecto envolve-se ainda com noções de psicogeografia e os conceito de dérive e do absurdo.

Este projecto de animação, aqui apresentada em versão reduzida, narra a libertação ficcinada do cavalo de uma importante estátua equestre - D. José I no Terreiro do Paço em Lisboa. Com esta acção, o cavalo de D. José I torna-se obsoleto enquanto símbolo de poder politico, comodidade turística e bem cultural. Através do humor procuro inesperadas mudanças de significado afim de alterar as expectativas do observador.

Biografia
Susana Gaudêncio. Lisboa, 1977
Vive e trabalha em Nova Iorque

Expôs individualmente no Projecto Zoom (comissariado por Filipa Oliveira e Migue Amado) na Galeria Carlos Carvalho em Lisboa, no Project Room do CAV (Centro de Artes Visuais), Coimbra, no Espaço A/C e Galeria Pedro Cera em Lisboa, participou em mostras colectivas na Holanda, Barcelona, Nova Iorque e Liverpool. Inaugurou em Junho de 2008 a exposição Artistas Portugueses - La fora (Organizada pelo Museu da Presidência da República com comissariado de João Pinharanda) em Viana do Castelo. Inaugura, em Janeiro de 2009, uma exposição individual na Galeria Carlos Carvalho e no Project Room da ISE Foundation em Nova Iorque. Terminou, em Junho de 2008, o Mestrado em Belas Artes no Hunter College (City University of New York) enquanto bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana (Bolsa de Estudo de Especialização e Valorização Profissional nos Estados Unidos.)

info:
http://susanagaudencio.blogspot.com